sexta-feira, 25 de abril de 2014

(1973) "3 Dev Adam" - Turcão América e o Aranha Invernal ou o Incrível Homem Aranha da Turquia



Por ocasião dos lançamentos neste mês de "Capitão América 2: O Soldado Invernal" e "O Espetacular Homem-Aranha 2", excepcionalmente neste blog vocês verão um remake de uma resenha antiga sobre a versão turca destes heróis Marvel. Em breve novas resenhas.







Esqueçam Tobey Maguire, esqueçam Andrew Garfield, esqueçam Sam Raimi, Marc Webb, esqueçam  tutti! Quem melhor retratou o cabeça de teia, amigo da bambinada, O Espetacular Homem-Aranha no cinema foram os turcos. Sem eles jamais teríamos essa obra que, apesar de ser uma grande porcaria, consegue ser mais divertida que "Homem Aranha 3", promove um encontro que ainda não aconteceu no cinema (Capitão América e Homem-Aranha, encontro esse que não deve acontecer tão cedo, pois os direitos dos filmes são de companhias diferentes) e ainda antecipa em 20 anos a saga dos clones. Trata-se de "3 Dev Adam" (3 Homens Poderosos) - O Homem-Aranha Turco!


Conforme eu escrevi nesse post, na Turquia, antes dos blockbusters ficarem muito mais populares no mundo todo, era bastante comum fazer cópias de filmes americanos famosos do final dos anos 70 como Star Wars, Star Trek ou Superman. No caso do filme em questão, os turcos foram inovadores, pois além de ser una das primeiras dessas paródias (Star Trek turco é do mesmo ano, Star Wars turco é de 1982), dos personagens envolvidos na trama só "El Santo", lutador de luta-livre famoso no México, já tinha filmes lançados no México e Capitão América ganhou una versão pra telona em 1944. O Homem-Aranha só foi pra telona em 2002, se bem que ele quase ganhou um filme dirigido pelo James Cameron .




Por mais que a gente critique o fato de uno país fazer paródias de filmes americanos em vez de contar histórias próprias, non dá pra negar a criatividade e a inventividade dos conterrâneos do Maluf. Por alguno motivo os caras cismaram que o Aranha tinha que ser o vilão do filme e o pior, um vilão sádico, que enterra una mulher na areia e trucida a cara dela com motor de lancha ou coloca unos porquinhos-da-índia para devorarem os olhos de uno capanga incompetente. É praticamente o Jigsaw de Jogos Mortais!











Além de psicótico, o Homem-Aranha turco é ladrão e falsário. Mata unos ricaços, rouba suas obras de arte para revender lá fora e ainda espalha dólares falsos no México e no Brasil (até os turcos fazem pouco caso da gente meus queridos! Nem eram da Comunidade Européia na época!)






Para detê-lo, as autoridades turcas convocam o Capitão América, El Santo e uma tal de Julia, que só serve pra ser salva pelos dois quando se mete em enrascada. Os ragazzi são tipo agentes secretos, que só usam os uniformes na hora de socar os bandidos, enquanto que o Homem-Aranha está o tempo todo fantasiado E É CRITICADO POR CAUSA DISSO AINDA! 






Uniformes esses que são uno caso a parte. O do Capitão América non tem asinhas na lateral (tá certo! Coisa mais ridícula!) e ele não tem escudo (era tão caro fazer um escudo meia boca para o cara? Pelo menos ficou menos ridículo que o Capitão América de 1979 dos americanos).






O do cabeça de teia é mais curioso. As partes azuis do uniforme tão quase verdes. É barrigudo. A aranha que fica no peito do homem é uno sarro. Mal dá para ver as linhas das teias da parte vermelha da roupa. Usa luvas, cinto e botas de couro e a máscara tem duas aberturas de onde se vê os olhos e duas taturanas em cima deles. É outro herói!



Esqueçam os lançadores de teia, sejam elas orgânicas ou fabricadas por ele. O Aranha encara os ragazzi no revólver e no punhal (fora os lances "meio Jigsaw" de torturar as pessoas). Para escalar os prédios ele se agarra na calha igual uno ladrão comum. Balançar pelos prédios é para os fracos! O esquema é fugir dos locais de carro (com aqueles carros compridões e quadrados dos anos 70)


O mais engraçado é que ele non tem nenhuno poder original dos quadrinhos, mas tem uno poder melhor ainda: O poder de se multiplicar! Cada vez que El Santo e o Capitão matam um Aranha (e na sequência final do filme o Capitão consegue ser tão cruel quanto o Aranha) PLIM! Aparece outro! Os turcos anteciparam em 20 anos a Saga dos Clones! Meu Deus!





E eu vos pergunto: Qual o problema? O Sam Raimi non cagou o personagem no último filme? Non teve gente que chiou com esse novo teiudo? Os japoneses não criaram um Homem-Aranha meio Jaspion? (Com vídeo no site da própria Marvel) Por que os turcos non podem fazer o mesmo? Mesmo sendo una cópia de uno produto americano, é una cópia autenticamente turca! Se fosse uno filme feito no Brasil seria bem diferente (seria una versão dos Trapalhões?)









Só espero que o novo filme do Webb seja mais divertido que essa tralha aqui.


Cotação: 5/10 cabeças de cavalo - Melhor que um editorial do Clarim.


Fontes:


http://filmesparadoidos.blogspot.com.br/2008/11/3-dev-adam-1973.html
http://cinemacomrapadura.com.br/especiais/homem_aranha/filmes.html
http://www.internationalhero.co.uk/c/capame79.htm
http://ciakomus.blogspot.com.br/2012/04/12-filmes-para-ver-antes-do-mundo.html
http://cinemacomrapadura.com.br/especiais/homem_aranha/filmes.html 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Saga_do_Clone
 

2 comentários:

  1. Pensei que cê tinha abandonando o blog, ragazzo!
    Mas então eu (re)lerei esse texto, que já conhecia do blog anterior. Depois eu comento essa lindeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou menos presente, mas estou aqui, bambino, vivo e bene!

      Excluir